A SAÚDE É OSSO
a performance como sismógrafo
1
FORA:
os conflitos e massacres na Península Balcânica
A Península Balcânica fica no sudoeste da Europa e é um dos principais
caminhos entre a Ásia e a Europa. Durante a Alta Idade Média, tribos eslavas,
vindas da Europa Central, passaram a ocupar os Bálcãs e a consolidar seus
governos sob a influência do cristianismo ortodoxo (sérvios) e a religião
católica romana (croatas e eslovenos). Assim, apesar de serem povos de mesma
origem étnica, cada qual foram se diferenciando com o passar do tempo.
Na Batalha de Kosovo-Polie, os sérvios foram vencidos e dominados pelos
turco-otomanos — seguidores da religião islâmica — que sem condições de
controlar os territórios recém-conquistados estimularam a conversão à fé
islâmica, permitindo aos convertidos o direito de fazer parte da administração de
seu império. Os sérvios que se converteram passaram a se autodenominar bósnios.
Os albaneses convertidos foram estimulados a ocupar Kosovo. Já os sérvios de Montenegro,
região protegida por montanhas, conseguiram manter sua autonomia. Essa
situação de migração, tanto de refugiados sérvios quanto de albaneses e sérvios
islamizados, facilitou as lutas nacionalistas dos séculos 19, 20 e 21 e configurou
uma série de conflitos separatista e étnico na região dos Bálcãs.
No conflito conhecido como Guerra da Bósnia a limpeza étnica foi um dos
principais objetivos.
2
PAUSA:
o corpo como objeto de arte X o corpo como evento
o catolicismo ortodoxo sérvio - nós somos um povo divino!
Dejan Sretenovic - o corpo é um dos temas dominantes na arte contemporânea da antiga
Iugoslávia. Uma característica marcante das performances expostas neste
catálogo é a descrição do campo da experiência pessoal em situações de risco,
particularizando o sacrifício de muitos que passaram por condições ásperas de
sobrevivência durante os conflitos bélicos da Península Balcânica. Na tentativa
de criar uma representação formal do sofrimento de civis e soldados sérvios em
uniformes de camuflagem, o corpo do artista, na qualidade de evento, faz
convergir forças conflitantes capazes de tumultuar o visível e o pronunciável,
a individualidade e as massas, revelando, ampliando e registrando vibrações
sociais como num sismógrafo. (SRETENOVIC, The body lost and regained, 1998, p.79-80).
3
DENTRO:
corpo evento < Balkan Baroque < Marina
Abramovic < 1997 < 47ª Bienal de Veneza
4
FORA:
"Protagonista da miséria da saúde pública na Bahia", por
Vera Aziz
publicado em 26/08/2011 pelo Wiki
Repórter Roberto Leal, Salvador -
BA
Vera Aziz - sempre
soube. Sempre ouvi, nos brados jornalísticos da imprensa sensacionalista, li
nas páginas dos jornais, vi nas ruas e cantos dessa cidade que já foi bela,
hospitaleira e mística. Mas ontem e hoje, vi, vivi e senti o cheiro, a cor, o
tamanho e o peso da miséria, nos pacientes de um hospital público de Salvador.
De um lado os médicos, enfermeiros, atendentes, estudantes da medicina, estagiários, multiplicando-se para cumprir a rotina dos atendimentos, vestidos de branco, de azul, de verde água, equipados de instrumentos, pranchetas e outros recursos auxiliares com a atenção a cada caso, a paciência com a dor do outro, a preocupação com a decisão a ser tomada, enfim, no exercício pleno de suas profissões. Aliás, nem tão pleno assim, se considerarmos o outro lado dessa história.
Pois bem. O outro lado, os pacientes: acomodados em macas, cadeiras, ou de pé, enfileirados num corredor aguardando ou sendo atendidos, mas todos numa única condição: sofrendo.
Eram dores explícitas, definidas ou obscuras, mas eram dores também de desespero, pelo desconforto, pela humilhação de um corredor de passagem, onde se expunham as feridas de uns, os vômitos de outros, o sangue derramado e as lágrimas de alguns e o silencio oprimindo a garganta de quem pretendesse gritar.
De um lado os médicos, enfermeiros, atendentes, estudantes da medicina, estagiários, multiplicando-se para cumprir a rotina dos atendimentos, vestidos de branco, de azul, de verde água, equipados de instrumentos, pranchetas e outros recursos auxiliares com a atenção a cada caso, a paciência com a dor do outro, a preocupação com a decisão a ser tomada, enfim, no exercício pleno de suas profissões. Aliás, nem tão pleno assim, se considerarmos o outro lado dessa história.
Pois bem. O outro lado, os pacientes: acomodados em macas, cadeiras, ou de pé, enfileirados num corredor aguardando ou sendo atendidos, mas todos numa única condição: sofrendo.
Eram dores explícitas, definidas ou obscuras, mas eram dores também de desespero, pelo desconforto, pela humilhação de um corredor de passagem, onde se expunham as feridas de uns, os vômitos de outros, o sangue derramado e as lágrimas de alguns e o silencio oprimindo a garganta de quem pretendesse gritar.
5
PAUSA:
o corpo como produto
por que tanto descaso com
a saúde pública?
por que tanto descaso com
a saúde?
por que tanto caso com a
saúde?!
por que tantos seguros de
saúde?
por que tantos
antibióticos ou placebos?
por que tanto medo do
risco ou da doença?!
por que tanto abandono
com o básico?
por que tanta preocupação
sem cura?
por que tanta falta de
cuidado com o todo se somos parte dele?!
6
DENTRO:
o corpo como evento
"A saúde é osso" - performance
integrante do Projeto Insurgências Urbanas, contemplado pelo edital Giro das
Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009.
22 de janeiro de 2012, manhã de domingo, canteiro
central da Rua Caetano Moura — entre os cemitérios Campo Santo e Alemães e os
hospitais Salvador e Santo Amaro.
01 pilha de ossos bovinos
01 kit de primeiros socorros
01 performer cantando canções de ninar e
trocando curativos
Cânfora
a performer - "minha mãe
mandou-me a venda comprar um vintém de pão. É de noite está escuro, tenho medo
do papão. Xô papão de cima do telhado deixa esse menino dormir sono
sossegado..."
Pensei que minha pressão ia baixar, o santo
virar, ter náuseas ou pequenos desmaios… Mas nada disso aconteceu. Tudo foi fresco
e sublime, denso e suave, quente e frio, carne e osso. Cantava, massageava e
aplicava os curativos. Usei cânfora e tudo era fresco. Poderia ficar horas ali.
as pessoas - olhavam e nada
falavam. Paravam, prestavam atenção e seguiam sem interferir. Havia uma troca
sutil de sensibilidades…
a evangélica - amada! Amada! Oh amada!
o morador que queria sair na fita - é só uma gravação. Ela não fala com ninguém.
a performer - percebia e apreendia
tudo que acontecia ao meu redor. Sentia-me forte, porém inerte. A memória era
de estar em terra estrangeira com saúde, força e coragem para realizar qualquer
tipo de coisa, mas sem pulso ou direção para efetivar algo concreto. Ficaria
sentada ali por horas… Tinha muita força para isso… Nada me incomodava… Porém
estava completamente sem iniciativa, até mesmo para levantar.
7
FORA:
fora-pausa-dentro
FORA estava eu sentada
sobre uma pilha de ossos bovinos, trocando curativos e cantando canções de
ninar.
PAUSA estava eu em
consciência, porém sem pensamentos, deixando a vida fluir.
DENTRO estava eu e
todo o universo num constante devir.
Informações importantes:
Aconteceu no dia 22/01/2012, às 9h30min.
Duração: 2h00min
Performer: Carol Érika
Assistente de produção: Adalberto Palma
Foto: Aldren Lincoln
Vídeo: Marcondes Dourado
Este projeto foi contemplado pelo edital Giro das Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009
Referências:
SRETENOVIC, Dejan. The body lost and regained. In: Body and the east. London: Museum of Modern Art, 1998, p.79-80
AZIZ, Vera. Protagonista da miséria da saúde pública na Bahia. Disponível em: <http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=45406> Acesso em 15/08/2012
Aconteceu no dia 22/01/2012, às 9h30min.
Duração: 2h00min
Performer: Carol Érika
Assistente de produção: Adalberto Palma
Foto: Aldren Lincoln
Vídeo: Marcondes Dourado
Este projeto foi contemplado pelo edital Giro das Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009
Referências:
SRETENOVIC, Dejan. The body lost and regained. In: Body and the east. London: Museum of Modern Art, 1998, p.79-80
AZIZ, Vera. Protagonista da miséria da saúde pública na Bahia. Disponível em: <http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=45406> Acesso em 15/08/2012